MENU

by • Agosto 13, 2015 • Bolos, SobremesasComments (0)2475

Tarte de Maça

Nunca tinha feito tarte de maça, mas no domingo passado (domingo de pura preguiça) vi um episódio do chefe Raymond Blanc e fiquei rendida. Adorei esta tarte, mas confesso, fiz uma pequena alteração à versão original…acrescentei canela em pó e substitui o Calvados por vinho do porto. É uma sobremesa não muito doce e massa fica melhor se for estendida fininha! 🙂 Deliciem-se!!!

Ingredientes:

Massa:

250 gr de farinha

1 pitada de sal

125 gr de manteiga (temperatura ambiente)

1 colher de sopa de água fria

1 ovo

Recheio:

15 gr de manteiga sem sal

1/2 colher de sopa de limão

65 gr de açúcar

1/2 colheres de sopa de vinho do porto (original levava calvados)

3 ou 4 maças

100 ml de natas

1 ovo

açúcar em pó qb

açúcar e canela em pó qb

Preparação:

Num robot de cozinha colocar a farinha, o sal, a manteiga e deixar triturar de forma a ficar uma massa areada. Em seguida adicionar o ovo e a colher de água e voltar a triturar. Colocr o preparada numa tigela e amassar até ficar uma massa homogénea. Formar uma bola e achatar ligeiramente,  levar ao frigorifico envolta em película aderente, durante cerca de 30 minutos.

Numa panela colocar a manteiga, o sumo de limão  e 15 gr de açúcar, até que a manteiga derreta e o açúcar se dissolva. Retirar e juntar o vinho do porto.

Retire a massa do frio (30 minutos de frigorifico) e estenda-a entre película aderente (assim evita usar farinha e a massa não fica seca), deve estender até ficar com uma espessura de 0,5 cm. Coloque a massa numa tarteira de fundo amovível e com cuidado “forre” e retire o excesso de massa.

Descasque e retire os caroços às maças. Corte-as em meias luas não muito finas (cerca de 1 cm) para que não se percam na massa.

Disponha as maças na tarteira em circulo, preenchendo todo o fundo. Pincele com a manteiga preparada anteriormente, tendo o cuidado de pincelar todas as maças. Leve ao forno pré-aquecido a 220º, durante cerca de 10 minutos, para as maças caramelizarem. Depois reduza o forno para 200º e deixe ficar mais 20 minutos.

Enquanto isso, numa tigela, misture as natas o ovo e o restante açúcar e bata muito bem com uma varinha de arames.

Polvilhe as maças com uma mistura de canela em pó e de açúcar  (opcional) e em seguida verta o preparado das natas (esta operação deve ser efectuada se já tiverem passado os 20 minutos de forno). Deixe assar por cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer uma hora antes de desenformar.

Polvilhe com açúcar em pó e sirva.

IMG_3208IMG_3209

PS: Acreditem o sabor faz compensar todos estes passos! 🙂

 

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *