MENU

by • Março 24, 2016 • Sobremesas, UncategorizedComments (0)2326

Tarte de limão merengada

Com a chegada dos primeiros dias de sol, gosto de sobremesas mais frescas. Penso até, que é uma forma de querer antecipar o calor do verão…gosto tanto do verão, da praia, dos dias longos…enfim espero que chegue depressa. Adiante, tinha um cesto enorme de limões que me ofereceram, tinha que fazer alguma coisa para celebrar um dia tão bonito de sol, por isso escolhi a tarte de limão merengada, no meu caso penso que podia dizer “suspirada”, pois a cobertura era mesmo um suspiro gigante e crocante! Aliás esta receita não tem nada de diferente de tantas outras tartes de limão, a não ser o facto de eu fazer primeiro o suspiro e só depois a tarte.

Espero que gostem, pois eu adoro! Gostava também que partilhassem comigo as vossas imagens! Como já disse uma vez, tudo o que é partilhado tem mais sentido!

Boa primavera!!!

Ingredientes:

1 base de massa quebrada (se quiserem podem fazer em casa, eu fiz batota e usei de compra)

Recheio:

4 gemas

200 gr de água

50 gr de (amido de milho) maizena

130 gr de açúcar

35 gr de manteiga

100 ml de sumo de limão acabado de espremer (se quiserem podem reduzir um pouco a quantidade, eu prefiro um sabor bem cítrico)

Suspiro:

4 claras

300 gr de açúcar

raspa de limão

1 pitada de sal

Preparação:

Ligue o forno a 110º. Com a ajuda de uma batedeira faça o suspiro, coloque todos os ingredientes e bata a em velocidade máxima durante cerca de 8 minutos (até que fique firme e o açúcar se dissolva), forre um tabuleiro com papel vegetal e despeje o suspiro no centro e espalhe formando um circulo (tenha em atenção o tamanho da forma que vai usar para fazer a tarte). Se preferir faça pequenos suspiros e depois decore a gosto a tarte. O suspiro demora cerca de 40 minutos, depois de pronto, retire e deixe arrefecer (é normal que ele fique com fissuras e rache).

Suba a temperatura do forno para os 180º. Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa quebrada, pique com um garfo e leve ao forno até que fique dourada (pode usar feijões para que a massa não levante). Retire e reserve.

Numa taça coloque a farinha e 3 colheres de sopa de água, para que a farinha se dissolva e fique sem grumos. Coloque os restantes ingredientes num tacho, junte a mistura da farinha e leve ao lume, mexendo sempre, depois de ferver, reduza o calor e continue a mexer, até que o creme comece a engrossar, assim que o começar a prender, desligue e espalhe o creme sobre a massa quebrada. Depois de frio coloque o suspiro por cima.

Dias Felizes e Boa Primavera!!!!

IMG_3718

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *