Tarte de frango

Fiz a primeira vez esta tarte à cerca de um ano. Era a festa de finalistas da minha filha no infantário e tínhamos que levar uma “multa”. A tarte chegou à mesa e desapareceu… nem a provei. Esta semana e a pedido de uma amiga voltei a fazer a tarte, que foi servida como entrada no seu jantar de aniversário. No dia seguinte, mandou-me um sms a dizer que  foi um sucesso e que estava deliciosa!! Hoje resolvi partilhar convosco a receita, dá um bocadinho de trabalho mas vale a pena, garanto. Fiz um sacrifício enorme para entregar a tarte inteira, o cheirinho era tão bom que fiquei mesmo tentada a tirar uma fatia:)

Ingredientes:

1 embalagem de massa quebrada

1 embalagem de massa folhada

6 coxas de frango (usei perna inteira) sem osso

2 talos de alho francês

1 cebola média

2 dentes de alho

1 folha de louro

salsa qb

pimenta qb

sal qb

75 gr de manteiga sem sal

75 gr de farinha

Preparação:

Colocar num tacho as coxas de frango cobertas de água. Temperar com sal e pimenta, juntar a salsa, a folha de louro e os dentes de alho. Deixar cozer até ficarem tenras. Depois de prontas desligar e reservar. Numa frigideira colocar um fio de azeite, a cebola finamente picada e o alho francês cortado em rodelas bem finas. Deixar refogar lentamente sem queimar. Esfiar o frango e juntar ao refogado, deixar cozer mais um pouco em lume muito brando.

Num tacho colocar a manteiga e a farinha e 4 colheres de sopa do caldo de cozer o frango, levar ao lume para fazer um creme (embamata), vá acrescentando o caldo aos pouco até atingir uma consistência de creme (tipo molho béchamel), mas a consistência aqui varia do gosto de cada um. Eu prefiro um creme sedoso e brilhante sem estar muito grosso. Em seguida acrescente este preparado ao refogado do frango e mexa muito bem(retifique os temperos).

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa quebrada, pique o fundo com um garfo e corte o excesso de massa dos bordos. Coloque o recheio e tape com a massa folhada, pressione um pouco os bordos para unir a massa folha à massa quebrada, mas aqui mais uma vez fica ao gosto de cada um a forma de terminar.

Leve ao forno pré-aquecido entre os 180º e os 200º durante cerca de 40 minutos ou até que fique bem folhada e douradinha. Retire do forno deixe arrefecer um pouco e transfira para o prato de servir.

IMG_3702

Leave a Reply