Picles

Adoro abrir o armário da cozinha e ver uma série de frascos preparados por mim. Uns com compotas, outros com molhos, outros com picles.Tenho ainda as garrafinhas com limoncello e com ginjinha. Adoro esta forma de conservar os alimentos, são óptimos para termos sempre à mão, são prendas fantásticas para os nossos familiares e amigos. Ficam lindos num cabaz, mas acima de tudo são deliciosos e feitos com muito carinho e atenção.

Hoje vou partilhar convosco a minha receita de picles, muito fácil e com ingredientes muito simples!

Fiz picles de cenoura, cebolinhas baby (estes ficam lindos mas realmente são os que dão mais trabalho, descascar as cebolinhas) e de cebola roxa.

Não existe uma regra para fazer bem, a receita que partilho hoje é a minha sugestão, no entanto podem conservar outros legumes, como o pimento, a malagueta, os pepinos, a couve-flor. Utilizando este caldo e as regras de esterilização podem fazer os picles que mais gostam!

Ficam deliciosos em saladas, em pequenas tostas de pão e no meio de um hambúrguer!

Divirtam-se a fazerem os vossos picles!

 

Ingredientes:

Para o caldo:
500 ml de vinagre de vinho branco
450 ml de água
6 Colheres de sopa rasas de sal
4 Colheres de sopa rasas de açúcar

Vegetais:

1/5kg de cebolas baby arranjadas

2 cebolas roxas cortadas em meias luas

1 cenoura cortada em rodelas

dentes de alho qb

pimenta em grão qb

malagueta seca qb

ramo de tomilho fresco qb

alecrim fresco qb

folhas de louro qb

 

Preparação:

Esterilizar os frascos de vidro que vão ser utilizados ( eu costumo lavar em água a ferver e depois levo ao forno a 100 cerca de 30 minutos).

Descascar e bringir em água quente os legumes até estes ficarem “al dente”, cerca de 1 minuto (ter em atenção as especificidade do legume, a cebola ficou apenas um minuto, a cenoura cerca de 3 minutos). Costumo colocar os ingredientes em taças, uma taça para cada ingrediente, depois cubro com água a ferver, respeitando os tempos, se deixarem tempo a mais o legume irá cozinhar em demasia e depois não fica crocante.

Depois de escorrer bem, colocar os legumes nos frascos, e acrescentar as ervas aromáticas, o louro, o alho, os grãos de pimenta, a malagueta seca.

Para fazer o caldo, misturar todos os ingredientes num tacho e levar ao lume até ferver, durante 1 minuto. Colocar o preparado anterior dentro dos frascos de vidro e tapar.

– Num tacho grande, colocar um pano, colocar em cima os frascos, cobrir com água e levar ao lume. Deixar ferver um minuto e retirar.

Consumir umas semanas depois!

 

Leave a Reply