Páo de ló

A Páscoa está a chegar, e as minhas memórias de infância, levam-me para um dia de sol, a acordar cedo, a apanhar flores para fazer um tapete à porta da casa do meu padrinho, para dar as boas vindas ao “Compasso”. Dentro de casa a toalha imaculada de linho estava colocada, em cima dela a garrafa do vinho do porto, as amêndoas em pratinhos, o doce branco, e o pão de ló, lindo amarelinho, fofo e delicioso! Cheira a flores, a bolos e a açúcar!

Cá em casa algumas das tradições já não se cumprem, mas no domingo de ramos ainda oferecemos flores as madrinhas e aos padrinhos, ainda trocamos amêndoa na Páscoa com aqueles de quem mais gostamos, comemos cabrito e ainda faço e como pão de ló.

O pão de ló, é um dos meus bolos preferidos, senão o meu preferido!

Boa Páscoa para todos!

Ingredientes:

6 ovos inteiros

12 gemas

320 de açúcar

120 farinha super fina

3 folhas de papel de almaço

forma de barro com buraco e tampa

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180º.

Numa taça bater os ovos, as gemas e o açúcar durante cerca de meia hora (mínimo), deve ficar um creme muito fofo e dobrar de volume. (aqui o uso da batedeira é fundamental).

Em seguida e com ajuda de uma varinha de arames, juntar e envolver delicadamente a farinha, de forma a não perder o ar.

Virar o preparado na forma já forrada com o papel. Colocar a tampa e levar ao forno 1 hora. Quando acabar o tempo, retirar do forno e colocar numa superfície fria eu costumo colocar no chão, sem tirar a tampa. Ao fim de 15 minutos colocar uma comer de pau a levantar ligeiramente a tampa de forma a que o vapor saia muito lentamente. Quando estiver frio tire da forma e delicie-se!!!

 

Leave a Reply