MENU

by • Março 5, 2015 • UncategorizedComments (0)3826

“Pannacotta” de iogurte e baunilha com gelatina de framboesa

Esta Páscoa apetece-me uma sobremesa diferente…mas acho que já a encontrei! Depois de ver um episódio do “Masterchef” Austrália Júnior, tentei recriar a receita de “pannacotta”. Alterei um pouco as quantidades para não haver desperdício e resultou bastante bem. Foi a primeira vez que fiz e que provei esta sobremesa e gostei imenso, não é muito doce e é bastante fresca. Esta é uma receita fácil apesar de demorar um pouco, aliás comecei ontem e só hoje a acabei, porque tens dois processos, primeiro a gelatina e depois a “pannacotta”.

Ingredientes para gelatina:

120 gr de framboesas frescas (obrigatoriamente frescas)

3 folhas de gelatina

100 ml de água

30 gr de açúcar

Ingredientes para a “pannacotta”:

3 folhas de gelatina

400 ml de natas

50 gr açúcar em pó

2 iogurtes de leite gordo natural (usei tipo grego)

1/2 vagem de baunilha

framboesas e hortelã qb para decorar

Preparação da gelatina de framboesa:

Colocar as folhas de gelatina em água fria para amolecerem. Numa taça colocar as framboesas, a água e o açúcar e levar ao fogão em banho maria, sendo necessário algum cuidado, pois a água deve estar a meio lume e não a ferver (cerca de 4 minutos). O que se pretende é fazer uma infusão, que o açúcar dissolva e a água fique bem rosada, usar uma colher e com cuidado para não desfazer as framboesas, ir mexendo. Retirar e adicionar as folhas de gelatina bem escorridas, mexer cuidadosamente. Colocar 2 framboesas em cada copinho (usei copos plásticos pequeninos de café) e duas colheres de chá de liquido. Levar ao frigorifico até solidificar.

Preparação da “pannacotta”:

Colocar 3 folhas de gelatina em água fria para amolecerem. Num panela colocar as natas e o açúcar e levar ao fogão em lume médio, não é necessário ferver, cerca de 3 a 4 minutos. Retirar do calor e adicionar as folhas de gelatina bem escorridas e mexer até dissolver. Adicionar em seguida o iogurte e as sementes de baunilha, mexendo cuidadosamente e sem criar ar. Deixar arrefecer e em seguida colocar o preparado em cima da gelatina (confirmar que está bem solidificada). Levar ao frio no mínimo 4 horas. Desenformar antes de servir e decorar a gosto.

Dica: Se não tiver vagem de baunilha pode utilizar pasta de baunilha (1 colher de chá). Para desenformar mergulhar os corpinhos em água tépida e em seguida com uma faca descolar a beira do copo, criando ar. Virar no prato de servir.

IMG_2014IMG_2030

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *