Muffins de clementina e sementes de papoila

Fazer estes muffins em formas bundt, ficam um miminho. Além de muito fofos e saborosos, ficam mesmo uma ternura. Resolvi fazer com clementina mas podem perfeitamente escolher outro citrino, como a laranja, o limão ou mesmo a lima. As sementes de papoila também não são obrigatórias, mas goto sempre de as utilizar. Nestes dias de frio são uma excelente opção para acompanhar aquele cházinho da tarde!

Se não conseguir encontrar estas formas bundt, podem ser feitos em formas de papel, como se fazer normalmente os cupcakes.

Só por curiosidade: diz-se que o nome “bundt” é derivado do Bundkuchen alemão, que é um bolo em formato de anel. Para nós e em termos muito práticos são formas de buraco.

Experimente e delicie-se!!

 

 

Ingredientes:

3 ovos grandes (L)

185 gr de manteiga sem sal temperatura ambiente

125 gr de açúcar

125 gr de farinha super fina com fermento

25 gr de amido de milho

50 ml de leite

sumo de 1 clementina (ou meio limão, ou laranja)

raspa de uma clementina

1 colher de sopa de sementes de papoila

 

Preparação:

Medir o leite, colocar num copo e adicionar o sumo de clementina (deixar repousar 10 minutos). Bater as claras em castelo e reservar. Bater a manteiga como açúcar e as raspa de clementina, até que fique um creme fofo e esbranquiçado.Em seguridade ir adicionando as gemas 1 a 1 e bater sempre entre cada adição. Juntar a farinha, o amido de milho e as sementes de papoila. Mexer bem sem bater.

Em seguida envolver as claras em castelo reservadas. Colocar nas formas (usei desmoldante nas formas bundt, se utilizar as formas de papel não é necessário:))

Levar ao forno pré-aquecido a 180º mais ou menos 20 minutos.

Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Pode polvilhar com a açúcar em pó.

 

 

 

Leave a Reply