Molho de caramelo salgado ou não

Molho de caramelo, sim molho. Não estou a falar de caramelo liquido, não estou a falar de topping de caramelo, estou a falar daquele molho…sabem? … aquele que dá vontade de lamber os dedos e comer à colher. Aquele molho que fica uma delicia em cima de uma bolo de gelado, que dá uma cobertura em recheio maravilhoso nos nosso bolos, com o qual podemos fazer uma tarte de chocolate e caramelo. Bem penso que já perceberam!

Bom, hoje partilho convosco uma receita muito fácil e que usei como cobertura de um bolo de manteiga, fui gulosa demais e coloquei o caramelo ainda quente em cima dolo devia ter esperado mais um pouco, mas ficou bom na mesma, só não ficou tão bonito.

O caramelo depois de frio engrossa um pouco e torna-se mais fácil de utilizar. Mas como costumo dizer este é um blogue de uma cozinheira amadora, por isso só com a prática é que as coisas vão correndo melhor!

Utilizar ou não a flor de sal é uma opção de cada um, fica bom das duas maneiras!

Bom domingo!

Ingredientes:

200 gr de açúcar

200 ml natas

3 colheres de sopa de manteiga (usei a “melhor do mundo”, a manteiga dos Laticínios das Marinhas – Manteiga das Marinhas

flor de sal qb

Preparação:

Num tacho de fundo grosso coloque o açúcar e leve ao lume, sem mexer, vá apenas agitando o tacho, deixando o açúcar atingir o ponto de caramelo mas sem queimar, senão fica amargo.

Com muito cuidado acrescente as natas (cuidado com as queimaduras), deixe o açúcar caramelizado voltar a derreter formando um molho, mexa com cuidado. Assim que o molho estiver formado, retire do lume e acrescente a manteiga e volte a mexer. Se optar por utilizar a flor de sal deve fazê-lo agora, sendo que não existe uma quantidade exacta, depende do gosto de cada um. Mexa para dissolver bem o sal e coloque em frasquinhos até utilizar.

 

Leave a Reply