Folhados de maça e canela

Andava de dia para dia a pensar em fazer uns folhados de maça…esta ideia surgia sempre que olhava para a fruteira e via umas maças a murcharem e a pedirem um destino justo! Mas esta semana foi realmente uma correria e só hoje consegui um bocadinho de tempo para experimentar uns folhados de massa filo, com as respectivas maças e CANELA.

Esta é uma daquelas receitas de muito improviso pois o que fiz foi aproveitar três maças…a partir dai todos os ingredientes são qb. A minha receita rendeu 9 folhados.

Ingredientes:

3 maças (usei “Fugi”)

2 colheres de sopa de manteiga

1 colher de café de canela em pó

Açúcar qb

Massa filo (usei 2 folhas)

Manteiga derretida qb

Açúcar em pó qb

Preparação:

Comece por  descascar e cortar em quadradinhos pequenos as maças. Coloque as duas colheres de manteiga numa caçarola e leve ao lume, quando derreter adicione a canela, mexa e acrescente as maças. Volte a mexer. Adicione o açúcar aos poucos até ficar ao seu gosto (eu usei cerca de 8 colheres de sopa rasas). Assim que começar a ferver baixe o lume e vá mexendo de vez em quando. Quando a maça estiver macia e o liquido tenha desaparecido, desligue e deixe arrefecer um pouco.

Forre um tabuleiro com papel vegetal e pincele com manteiga derretida. Estenda uma folha de massa filo em cima de papel vegetal e pincele com manteiga derretida, coloque em cima desta outra folha de massa filo e volte a pincelar com manteiga derretida. Corte em quadrados (eu fiz 9 quadrados), assim que o preparado de maça esteja morno coloque uma colherada no centro de cada quadrado de massa e dobre as pontas dando o formato de um envelope. Pincele com manteiga derretida e coloque com cuidado no tabuleiro leve ao forno pré-aquecido a 180º.

Assim que estiverem dourados e a massa estaladiça retire do forno, deixe arrefece um pouco e polvilhe com açúcar em pó. Sirva ainda morno.

IMG_2107 IMG_2112

Sugestão: pode usar as maças da qualidade que mais gostar. As quantidades podem ser ajustadas de acordo com o gosto de cada um, pode por mais açúcar, mais canela, se preferir pode até usar três folhas de massa filo…fica ao gosto de cada um! Bom apetite!

Leave a Reply