MENU

by • Março 26, 2015 • BolosComments (0)1527

Folar de Páscoa

O tempo não para! Já estamos a chegar à Páscoa! O domingo de Ramos é já no próximo domingo, por isso hoje experimentei fazer um folar. Eu sei que tradicionalmente deveria ter um ou dois ou mesmo mais ovos cozidos do centro da massa, mas prefiro assim tipo uma rosca doce, aromatizada com canela, ideal para um lanche ou pequeno almoço. Pode sempre substituir a canela, por raspa de laranja, ou de limão, colocar sementes de erva doce…enfim deixo aqui uma massa base, depois junte o que mais gostar.

Gosto da cozinha simples e de receitas que posso ir alterando conforme o meu gosto, o meu estado de espirito ou ocasião!

 

Ingredientes:

1 saqueia de “fermipan” (fermento seco de acção rápida para pão)

1.5 dl de leite morno

600 gr de farinha com fermento

120 gr de açúcar

125 gr de manteiga (usei a melhor do mundo – Manteiga das Marinhas)

1 c de chá de canela em pó

2 ovos

1 pitada de sal fino

1 ovo para pincelar

 

Preparação:

Dissolva o fermento, no leite morno, juntar os restantes ingredientes e amassar tudo muito bem (cerca de  5/6 minutos), deixar repousar num local quente cerca de 20 minutos. Findo o tempo, retirar o ar à massa (use os punhos), dê a  forma ao folar, pode ser em formato de rosca, coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe levedar num local quente, até dobrar de tamanho. Pincele com ovo (eu juntei 1 c de sopa de leite ao ovo e bati bem). Leve ao forno pré-aquecido a 180º até estar cozido.

 

IMG_2221

Sugestão: eu fiz uma rosca, mas a massa cresceu e tapou o buraco no meio, por isso tenha atenção. Se preferir o folar tradicional, deverá cozer previamente os ovos e coloca-los no centro da massa, antes de a levar ao forno.

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *