Focaccia

Um destes dias foi-me proposto um desafio pela Cooperativa de Murça, elaborar um prato em que o azeite fosse rei. Não foi difícil escolher, a “focaccia” andava nos meus pensamentos há algum tempo. E assim com este azeite delicado e extremamente saboroso, consegui um pão maravilhoso, que nos transporta até Italia, mas com o sabor de um dos melhores azeites portugueses, o “Azeite Porca de Murça” é uma marca da A Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, C.R.L. (CAOM), produzido em Trás-os-Montes – DOP. Ver aqui Azeite Porca de Murça

Qualquer um em casa pode facilmente fazer este pão, pode cobrir ou rechear como quiser, eu gosto dele assim, regado com azeite, polvilhado com um pouco de flor de sal e uns raminhos de tomilho ou alecrim frescos.

Obrigada à Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça. C.R.L. (CAOM).

 

Ingredientes:

500gr de farinha de trigo tipo 55

1 saqueta de levedura seca

315 ml de água morna

15 gr de sal

15 gr de açúcar

3 colheres de sopa de rosmaninho ou alecrim (tomilho, orégãos)

2 dentes de alho picado

Azeite Porca de Murça q.b.

Flor de sal qb

Preparação:

Colocar a farinha na superfície de trabalho. Abrir uma cova ao centro. Num copo de medida coloque a água tépida, o sal, o açúcar e a levedura, deixe repousar 10 minutos.

Colocar este preparado no centro da farinha. Amassar bem, sovando e batendo com a massa até esta se apresentar elástica e maleável. Colocar dentro de uma taça, cobrir com um pano e deixar levedar cerca de 1 hora num sítio afastado das correntes de ar e quente.

Ao fim desse tempo, untar um tabuleiro com azeite e polvilhar com farinha.

Colocar a massa no tabuleiro e com as pontas dos dedos ir esticando a massa de modo a cobrir todo o tabuleiro de modo uniforme  e ir fazendo as covinhas caracteríscicas da focaccia, com os dedos.

Passar à fase do “recheio”. Regar abundantemente a massa com azeite Porca de Murça, polvilhar com alho picadinho, o rasmaninho desfeito com as mãos para melhor libertar os aromas.  Temperar com flor de sal. Levar ao forno pré –aquecido a 180º até a massa estar cozinhada e a focaccia dourada.

Ao retirar do forno regue com um pouco mais de azeite e sirva morna ou fria, com ou sem recheio!

Sugestão: para rechear, abra a focaccia com a ajuda de uma faca de serra, disponha uma fatias de queijo, presunto fatiado, tomate cherry e rúcula!

 

Leave a Reply