MENU

by • Dezembro 21, 2016 • Bolachas e biscoitos, BolosComments (0)1163

Cinnamon rolls ou caracóis de canela

Mais uma receita para experimentar nesta época natalícia, caracóis de canela. Estes bolinhos são ideais para quando temos muita gente em casa, porque são óptimos no dia em que são feitos. Não quer dizer que não sejam igualmente bons no dia seguinte, mas não estão tão fofos. Mas como é meu lema, a comida partilhada tem outro sabor, por isso faça-os quando quiser encher umas barriguinhas esfomeadas. Esta receita deu para cerca de 20 “caracóis”. Tirei a receita do livro “Prazeres Divinos” de Nigella Lawson.

 

Ingredientes para a massa:

600 gr de farinha (precisei de mais um pouco)

100 gr de açúcar

1/2 c. chá de sal

22 gr de fermipan

100 gr de manteiga

400 ml de leite

2 ovos

Ingredientes para o recheio:

150 gr de manteiga sem sal (amolecida)

150 de açúcar

2 c. de chá rasas e canela em pó

1 ovo batido para pincelar

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 220º.

Numa tigela grande misturar a farinha, o açúcar, o sal e o fermento seco. Numa outra tigela, deite o leite, os ovos e junte a manteiga derretida, misture e depois adicione este preparado à farinha. Mexer para juntar todos os ingredientes e amassar (aqui a minha massa ficou um pouco mole por isso fui juntando aos poucos mais farinha, até a massa ficar homogénea e elástica e se despegar da taça. Molde uma bolo e coloque numa tigela e deixe levedar cerca de 25 minutos (como está frio coloquei perto do forno para levedar mais depressa, se tiver a lareira acesso aproveite e coloque a tigela numa cadeira e coloque em frente ao calor, assim o processo é mais rápido:))

Depois de levedada, tire um terço da massa e com ajuda de um rolo forme um rectângulo e forre o fundo de um tabuleiro, o tabuleiro deve estar forrado com papel vegetal e de preferencia o papel deve ser maior que o tabuleiro  (usei um tabuleiro mais ou menos com as medidas sugeridas pela a autora, 33 x 24 cm). Estenda o resto da massa numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha e tente obter um rectângulo com cerca de 50 x 25 cm.

Misture todos os ingredientes do recheio e barre de forma uniforme toda a massa. Em seguida enrole-a pelo lado mais comprido, formando um rolo. Corte o rolo em fatias com cerca de 2 cm, coloque as fatias em cima da massa que forra o tabuleiro, com o cuidado de a espiral ficar voltada para cima, tenha em atenção que os rolinhos ainda vão crescer por isso se não ficarem muito juntos não se preocupe. Pincelar coo ovo batido e deixar levedar mais 15 minutos. Leve em seguida ao forno cerca de 25 a 30 minutos (aqui depende um pouco de cada forno, ao fim de 20 minutos comece a vigiar), até os rolinhos estarem dourados e crescidos. Retire do forno, deixe arrefecer 10 minutos e depois transfira-os para uma grelha, use o papel vegetal para ser mais fácil.

Feliz Natal!!!

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *