MENU

by • Abril 28, 2015 • Sobremesas, UncategorizedComments (4)2732

Cheesecake com redução de morangos e vinho do porto

Definitivamente que esta é uma das minhas sobremesas de eleição para esta época do ano! É difícil resistir a um cheesecake com sabor a baunilha e limão e com uma cobertura aveludada de morangos e vinho do porto. Além de ser uma sobremesa bonita é extremamente rica em sabores. A cobertura é de um vermelho intenso dos morangos maduros com um toque do nosso vinho do porto. O cheesecake em si, é rico em queijo, mas por incrível que pareça não sabe a queijo, mas sim a limão e baunilha e a base, essa, tem a riqueza das especiarias, canela e gengibre, com bolacha e manteiga.

É a sobremesa ideal para um dia de calor!

Ingredientes:

Base:

200 gr de bolacha torrada

100 gr de creme vegetal

1 colher de café de canela em pó

1 colher de café de gengibre em pó

Recheio:

800 gr de queijo fresco

200 gr de açúcar

200 ml de natas

3 ovos inteiros

3 colheres de sopa rasas de farinha de milho

1 colher de chá de essência de baunilha

raspa de um limão médio

Cobertura:

300 gr de  morangos maduros

açúcar qb

1 cálice de vinho do porto

folhas de menta qb

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Num robô de cozinha triture a bolacha com o creme vegetal e as especiarias, até ficar uma pasta. Forre com este preparado uma forma de aro com cerca de 24cm de diâmetro e leve ao forno cerca de 10 minutos. Retire e deixe arrefecer.

Numa tigela deite o queijo fresco, com ajuda de uma batedeira, trabalhe um pouco o queijo. Em seguida adicione o açúcar e a farinha e volte a bater muito bem. Junte os ovos um de cada vez e bata mais um pouco. Junte em seguida as natas e a essência de baunilha e por fim a raspa de limão. Depois de bem batido, verta o preparado sobre a base de bolacha e leve ao forno a 180º cerca de 40 minutos e comece a ficar ligeiramente dourado. Desligue o forno  e deixe a porta entreaberta durante cerca de 2 horas, para que o cheesecake assente.

Coloque no frio durante umas horas (no minimo 3 horas) para que fique fresco.

Prepare a redução dos morangos. Comece por lavar muito bem 250gr de morangos e coloque numa caçarola, juntamente com meio copo de água, o cálice de vinho do porto e o açúcar (usei cerca de 100gr de açúcar, mas fica ao gosto de cada um) e leve ao fogão, quando começar a ferver reduza o calor de deixe os morangos cozinharem cerca de 10 minutos. Findo esse tempo, aumente o calo para começar a reduzir o liquido, assim que começar a engrossar e a perder o liquido desligue e deixe arrefecer um pouco. Coloque o preparado num robô de cozinha e triture até ficar um creme.

Retire o cheesecake do frigorifico e com a ajuda de uma faca descole os lados e desenforme. Coloque num prato de servir e verta a redução de morangos.

Decore com os restantes morangos e folhas de menta. Leve novamente ao frio, retire 10 minutos antes de servir. Bom apetite!!!

IMG_2399IMG_2404

happy wheels

Recomendado

4 Responses to Cheesecake com redução de morangos e vinho do porto

  1. Helena diz:

    Olá Bibiana,
    Obrigada por deixar o link para o seu blogue no facebook, o “convite” foi aceite e já andei por aqui a passear, acho que fui atá ao inicio e vi a bela mousse de lima.
    Este cheesecake tem tudo para estar fenomenal, o aspeto é maravilhoso.
    Adorei o nome do blogue, os filhos são uma constante inspiração.
    Bjs

  2. Manuela Araújo diz:

    Acabei de dar uma espreitadela ao seu blogue.Parabéns.Já tem mais uma fã. Até breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *