Bolo do caco

Só no ano passado experimentei o bolo do caco. Foram uns amigos que nos trouxeram da madeira, acompanhado com a manteiga de alho, obrigada Rui e Cristina!!!

Adorei, mas como não se vai à Madeira todas as semanas, resolvi pesquisar e fazer Bolo do Caco para esta Páscoa. Já fiz 2 vezes e a verdade é que a segunda vez saiu muito melhor… é assim mesmo na cozinha.

Na primeira vez fiz com batata doce laranja, desta vez fiz com batata doce amarela e gostei muito do resultado. No jantar de Páscoa que fizemos aqui em casa, no passado sábado, todos adoraram e dos 4 pães que a receita rende, não sobrou nenhum!!!:)

Comemos assim mesmo, só com manteiga acabadinho de sair do fogão, a queimar os dedos. Que cheirinho bom a pão e o melhor é que foi feito com muito carinho e assim soube ainda melhor.

Sei que estamos numa altura em que todos falam em dietas, em reduzir o consumo de pão, mas tenho que ser sincera, eu ADORO pão e cada vez mais adoro trabalhar a massa, sentir o cheiro do fermento, acompanhar o processo de fermentação, ver a massa crescer e o pão ganhar forma. Este bolo do caco demora cerca de uma hora a levedar, mas depois no fogão é muito rápido!

Bom apetite e espero que gostem!

Ingredientes:

250 gr de farinha tipo 65 sem fermento

10 gr de fermento de padeiro fresco

150 gr de batata doce amarela assada

150 ml de água morna

1 colher de chá de açúcar

1 colher de café de sal fino

Preparação:

Comece por assar a batata doce (embrulhei em papel de alumínio elevei ao forno cerca de 1 hora a 180º, ate ficar bem cozida), pode fazer este passo com antecedência. Deixe a batata arrefecer, descasque e reserve.

Misture o fermento na água morna e acrescente o açúcar, mexa para diluir o fermento, deixe repousar por 5 minutos.

Coloque numa taça, a farinha, o sal e a batata doce esmagada. Adicione a água com o fermento lentamente e com a ajuda de uma batedeira com gancho vá misturando. Se a mistura ficar muito liquida adicione mais um pouco de farinha. Assim que a massa estiver elástica e homogénea passe para uma superfície polvilhada com farinha e trabalhe um pouco a massa, até formar uma bola. Polvilhe uma taça com farinha e coloque a massa, tape com película aderente e deixe a massa levedar cerca de 1 hora (deixei 2 horas), depois da massa crescer passe para uma bancada polvilhada, volte a amassar um pouco e divida em 4. Forme bolas e achate-as um pouco. Polvilhe-as com um pouco de farinha e deixe levedar mais uns 15 minutos (nesta fase elas não irão crescer muito). Aqueça uma frigideira e coloque as bolas de pão (coloquei duas de cada vez), tenha em atenção que devem estar ligeiramente enfarinhadas para não colarem, controle o fogo para que não queimem, devem ser viradas ao fim de 4 minutos, mas vá vigiando. Assim que estiverem prontas retire e sirva ainda quentinhas com manteiga de alho.

Bom apetite!

Leave a Reply