MENU

by • Dezembro 24, 2015 • UncategorizedComments (2)1422

Bolo de noz

Adoro…adoro e adoro bolo de noz!!! Este bolo bolo é uma boa alternativa para quem quer um bolo de frutos secos e não aprecia as frutas cristalizadas. Inspirei-me num livro que uma querida amiga me ofereceu, “Cozinha Grega – mais de 100 receitas irresistíveis”. Aproveitando esta época festiva resolvi experimentar e adorei. Não é um bolo muito grande e preferi fazê-lo numa forma de bolo inglês ao contrário da receita original onde era indicada uma forma quadrada. Substitui o brandy da calda por licor de laranja e resultou bastante bem. Esta será a última receita que irei partilhar antes da noite de consoada espero que a usem!!! FELIZ NATAL!!!! Sejam muito felizes!

Ingredientes:

120 gr de farinha de trigo super fina

100 gr de manteiga sem sal amolecida

100 gr de açúcar

4 ovos

1/2 de chá de canela em pó

150 gr de nozes grosseiramente picadas

açúcar em pó qb

Calda:

sumo de uma laranja

100 gr de açúcar

2 colheres de sopa de licor de laranja

água qb

Preparação:

Unte uma forma de bolo inglês (usei desmoldante) e pré-aqueça o forno a 180º. Numa taça peneire a farinha com a canela. À parte bata a manteiga amolecida com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado, Envolva a mistura da farinha e da canela e por fim as nozes. Coloque a massa na forma e leve ao forno cerca de 35 a 40 minutos (ou até que um palito saia seco). Entretanto comece a preparar a calda, coloque o sumo de laranja num copo medidor e acrescente água até perfazer 150ml. Verta numa caçarola, junte o açúcar e aqueça lentamente até o açúcar se dissolver. Deixe levantar fervura e ferva durante cerca de 5 minutos para que a calda engrosse. Retire do lume e junte o licor. Pique com a ajuda de um palito o bolo e regue com a calda, deixe o bolo arrefecer na forma cerca de 2 horas antes de desenformar. Polvilhe com açúcar em pó a gosto e sirva.

IMG_3559 IMG_3557

happy wheels

Recomendado

2 Responses to Bolo de noz

  1. Rafaela Deubel diz:

    Sei que o tempo, a época já lá vai, mas sempre é tempo para dizer obrigada aos posts de receitas simples e que se adivinham serem feitas com muitoooo amor.( Mãe cheiras a canela) É TOP!!!

    • Bibiana Oliveira diz:

      Rafaela muito obrigada pelas suas palavras….estou a preparar receitas novas!! Espero que continue a visitar o blogue! Bom 2016!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *