MENU

by • Setembro 21, 2016 • Bolos, SobremesasComments (0)744

Bolo de mirtilo e azeite

Adoro a Itália embora nunca tenha lá estado. Mas na verdade tenho um fascínio pelo país, pela língua e claro pela comida. É sem dúvida a minha viagem de sonho. Mas enquanto não acontece, vou lendo e vou experimentando alguns pratos. Encontrei esta receita no livro “Jamie Oliver, cozinha na Itália”, ainda procurei as uvas morangueiras que a receita original leva, mas como não as consegui encontrar, segui a sugestão do autor e usei mirtilos. Adorei o resultado assim como todos aqueles que partilharam este bolo comigo! Penso que podemos também substituir os mirtilos por framboesas ou mesmo amoras, mas deixo isso ao critério e ao gosto pessoal de cada um.

Ingredientes:

4 ovos grandes

270 gr de açúcar

180 gr de manteiga sem sal (temperatura ambiente)

115 ml de azeite extra virgem

155 ml de leite

1 colher de chá de essência de baunilha

400 gr de farinha (usei super fina com fermento)

1 pitada de sal

raspa de 2 limões

raspa de 2 laranjas

300 gr de mirtilos frescos (a receita original levava 600gr)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180 gr. Unte uma forma de 24 cm (usei redonda mas pode usar outro formato) com manteiga e farinha (usei desmoldante) e forre com papel vegetal. Com a ajuda da batedeira eléctrica bata os ovos com o açúcar durante cerca de 3 minutos ou até que fique um creme branco e fofo, em seguida junte a manteiga, o azeite, o leite e a essência de baunilha. Misture tudo muito bem e peneire a farinha para dentro da taça e acrescente o sal. Junte a raspa de laranja e de limão e misture tudo com a ajuda de uma colher de pau, até que fique tudo muito bem ligado. Deixe repousar cerca de 10 minutos.

Findo esse tempo, misture metade dos frutos na massa e com a colher misture cuidadosamente, verta na forma e alise o topo com uma espátula. leve a forma ao forno durante 15 minutos, depois tire a forma e espalhe os restantes frutos por cima. Com cuidado afunde todos os frutos massa e leve a forma de volta ao forno mais 30 ou 40 minutos, até que fique com um tom dourado e o bolo parecer firme ao toque. Retire do forno e deixe repousar por cerca de 10 minutos, passe depois uma faca em volta da forma e desenforme.

Seja feliz!

13880257_1739931632931372_7891126542152093825_n

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *