Bolo de limão

Por vezes as coisas simples da vida são as que nos fazem mais felizes. Ontem fui à Villa Caseiro e colhi os primeiros limões do nosso limoeiro! Fiquei tão feliz!

Decididamente que tinha que fazer alguma coisas com eles só não sabia o quê. Mas com o inverno com que acordamos hoje foi fácil decidir, fiz um delicioso e aromático bolo de limão. Posso garantir que ficou realmente fantástico. Com este frio e chuva a ideia era ser para o lanche da tarde, mas serviu mesmo para a sobremesa de almoço, ainda morno e cheio de sabor a limão. É um bolo muito simples de fazer e enquanto fazia o almoço ele cozeu no forno.

Sei que já o disse algumas vezes e por isso vou-me repetir, mas adoro o cheiro a bolo que se espalha pela casa e foi assim que recebi hoje os meus filhos na hora de almoço, com cheirinho a bolo quente e dois braços prontinhos a aperta-los (esta é parte em que eles dizem, “mãe já chega”).

Ficou tão fofinho que ao desenformar parti um bocadinho, sorte minha tive que fazer o sacrifício e comer esse  pedacinho… e depois uma fatia inteira.

Uns dizem que o segredo está na massa, mas para mim o segredo e o sucesso de um bolo, depende de dois fatores, da qualidade  dos ingredientes e da dose de ternura com que o fazemos. Hoje resultou de forma perfeita, bons ingredientes, como ovos caseiros, uns limões fantásticos que levaram apenas água e sol, uma farinha que nunca desilude da Nacional e a melhor manteiga do mundo Manteiga das Marinhas e uma dose extra de ternura de mãe!

Experimentem, comentem e partilhem ! Fico à espera.

Beijinhos e Bom Ano Novo.

Bibiana

 

Ingredientes:

3 ovos

200 gr manteiga Marinhas à temperatura ambiente

200 gr de açúcar

250 gr farinha para bolos com fermento

1 limão de preferência biológico (vamos usar a raspa e o sumo)

100 ml de leite

1 pitada de sal

*pode encontar aqui na Dr. Cake

 

Preparação:

Ligue o forno a 180º. Unte uma forma de bolo inglês com desmoldante* e reserve.

Raspe o vidrado do limão e reserve. Num copo junte o leite e o sumo do limão e deixe repousar cerca de 10 minutos (buttermilk)

Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme fofo. Adicione um ovo de cada vez e bata bem entre cada adição.  Em seguida junte, a raspa de limão, o buttermilk, a farinha e a pitada de sal. Não bata demasiado a massa, se usar a batedeira elétrica bastam dois minutos. Deite o preparado na forma e leve ao forno, cerca de 35 a 40 minutos, depende sempre do forno de cada um. Se começar a queimar por cima coloque um pouco de papel de alumínio.

Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar!!

Partilhe com ternura com aqueles de quem mais gosta!!

 

     

 

Leave a Reply