MENU

by • Junho 2, 2015 • Bolos, Sobremesas, UncategorizedComments (0)1396

Bolo de limão amêndoa e polenta

Há bolos que não precisam de ser bonitos nem elegantes, o seu aroma e sabor são mais do que suficientes, para nos convencer. Existem muitas variantes deste bolo, mas gosto da receita que aqui apresento e que encontrei no livro “Cozinha, o coração da casa” de Nigella Lawson. É um bolo com sabor forte a limão, húmido e que aguenta vários dias (não acredito que dure muito, cá em casa desaparece rapidamente). Além da calda de limão e açúcar, acrescentei um bocadinho de Limoncello – um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na Costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, mas também é produzido na Sicília e na Sardenha. Divirta-se!

Ingredientes:

200gr de açúcar

200gr de manteiga sem sal

200gr de amêndoa moída

100gr de polenta (farinha de milho)

3 ovos

1 colher de chá de fermento

raspa de 2 limões (médios)

Calda de açúcar: sumo dos dois limões, 100 gr de açúcar, 3 colheres de sopa de Limoncello.

 

Preparação:

Bata o açúcar com a manteiga até obter um creme fofo e esbranquiçado. Numa tigela misture todos os ingredientes secos. Junte um terço desta mistura no creme de manteiga e em seguida acrescente um ovo. Vá alternando os ingredientes secos e os ovos, batendo sempre. No fim junte a raspa de limão e envolva bem. Unte com manteiga uma forma de 22 cm (usei desmoldante) e forre com papel vegetal, verta o preparado na forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos. Ao espetar um palito este deve sair quase limpo, mas para ter a certeza que está pronto, as orlas do bolo devem ter começado a encolher. Retire do forno e deixe arrefecer numa grelha sem desenformar.

Prepare a calda. Coloque todos os ingredientes numa caçarola e leve ao fogão até ferver, até o açúcar se tiver dissolvido totalmente. Pique o bolo com um plinto e regue ainda com a calda quente. Deixe o bolo arrefecer e absorver toda a calda antes de desenformar. Bom apetite e mais importante ainda divirta-se na cozinha!

IMG_2501IMG_2503

 

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *