MENU

by • Fevereiro 16, 2017 • Bolos, UncategorizedComments (1)2931

Bolo de Coco – “toalha felpuda”

Os meus dias de “dolce far niente” são raros e escassos, nem diria que são propriamente dias, são mais umas horas que consigo tirar durante a semana. Num desses raros momentos, decidi enroscar-me no sofá, de lareira acessa e a pesquisar novas ideias. Fui espreitar o canal de YouTub da Danielle Noce, uma apresentadora, youtuber, blogueira e escritora brasileira e encontrei esta receita. Com a chuva a bater nas janelas e com a feliz descoberta de ter todos os ingredientes em casa…uffa… nem pensar sair com este tempo, arrastei-me até à cozinha e pronto. Um bolo maravilhoso, uma casa inundada de cheiro a bolo, um coração cheio e um sorriso na cara. O mais difícil foi esperar até ao dia seguinte para provar. Só lhes posso dizer que vale mesmo a pena. Um bolo delicioso, húmido. Bom para uma sobremesa, para um chá ou mesmo só por que sim.

É bom e está tudo dito!!! 🙂

 

 

Ingredientes:

Bolo:

6 ovos

2 chávenas açúcar

2 e 1/2 de chávenas farinha

240 ml leite morno

1/2 chávena de coco ralado fino

1 pitada de sal

1 c de sopa de farinha

coco ralado qb

Calda:

200 ml de leite de coco

200 ml leite

1 lata de leite condensado

Preparação:

Bater as claras na batedeira e quando começarem a ganhar espuma, juntar 1 chávena de açúcar, bater bem, quando as claras estiverem branquinhas, juntar mais uma chávena de açúcar. Continuar a bater até ficar um merengue e começar a fazer ondas, juntar uma gema de cada vez continuando a bater entre cada adição de gema. Retirar da batedeira e juntar a farinha peneirada com o fermento, a pitada de sal, o coco ralado e o leite morno. Com uma varinha de arames envolver tudo até que fique homogéneo, mas não bater demasiado.

Untar e polvilhar um tabuleiro (usei desmoldante e um tabuleiro 20cm x 30cm) e forrar com papel vegetal, mesmo as laterais do tabuleiro. deitar o preparado e levar ao forno pré-aquecido a 180º, cerca de 40 minutos ou até um palito sair limpo (se começar a queimar por cima pode cobrir com uma folha de papel de alumínio). Quando estiver pronto, retire e reserve.

Junte todos os ingredientes da calda num tacho e leve ao lume até ficar morno (sem ferver). Pique todo o bolo com palito e com ele ainda quente regue de forma uniforme com a calda (pode parecer muito mais a calda deve ser toda usada). Polvilhe o bolo com coco ralado e com a ajuda de uma folha de alumínio cubra toda a forma. Deixe arrefecer, depois de frio leve ao frigorifico no mínimo umas 5 horas (eu deixei de um dia para o outro).

Retire do frio e com a ajuda do vegetal papel  e de uma espátula, retire da forma, eu preferi pedir ajuda e assim com quatro mãos foi mais fácil.

Agora só tem que se deliciar!!!

Bom apetite!!

happy wheels

Recomendado

One Response to Bolo de Coco – “toalha felpuda”

  1. Oberon7 diz:

    Quando o bolo estiver pronto, fazer diversos furos com um garfo e despejar a cobertura com o bolo ainda quente, para absorver bem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *