MENU

by • Maio 22, 2016 • Bolos, SobremesasComments (0)1751

Bolo de chocolate e buttercream

Bolo de chocolate! Quem consegue resistir? Este bolo é denso e delicioso. A receita foi tirada do livro “As Delicias de Nigella”. Fica um bolo bem grande, ideal para um aniversário ou para servir como sobremesa! Sejam felizes!!!

 

Ingredientes:

Bolo:

400 gr de farinha

250 gr de açúcar amarelo

100 gr de açúcar mascavado claro

50 gr de cacau da melhor qualidade

2 colheres de chá de fermento em pó

1/2 colher de chá de sal

3 ovos

200 ml de natas

sumo de meio limão

1 colher de sopa de essência de baunilha

175 gr de manteiga sem sal, derretida e fria

125 gr de óleo de milho (usei de girassol)

300 ml de água fria

 

Cobertura:

200 gr de chocolate preto

250 gr de manteiga sem sal

275 gr de açúcar em pó peneirado

1 colher de sopa de essência de baunilha

 

Preparação:

Coloque as natas numa taça e junte o sumo de meio limão (são as chamadas natas azedas), mexa e deixe repousar cerca de 10 minutos. Numa taça grande juntar, a farinha, os açúcares, o cacau, o fermento em pó e o sal. Noutra taça junte os ovos, as natas com o sumo de limão e a baunilha e mexa bem. Com a batedeira eléctrica, bata a manteiga derretida e o óleo ate estes se misturarem e depois junte a água. Junte os ingredientes secos e mexa devagar. Junte os ovos e volte a mexer até ficar tudo misturado. Divida o preparado por duas formas (usei 22cm) previamente untadas e polvilhadas com farinha (usei desmoldante) e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 50 minutos ou até que um palito saia limpo da massa. Deixe arrefecer na forma cerca de 15 minutos, depois desenforme e deixe arrefecer completamente.

Para a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria. Deixe arrefecer um pouco. Numa taça  e com a ajuda de uma batedeira, bata a manteiga até que esta fique macia e cremosa. Junte o açúcar em pó peneirado, voltando a bater até que fique leve e fofo. Vá deitando a baunilha e o chocolate derretido aos poucos e misture tudo até que a mistura fique macio e brilhante.

Coloque um dos bolos no prato de servir e barre com cerca de um quarto deste creme, coloque o segundo bolo e cobra a parte de cima e os lados, usando uma espátula.

Happy days!!!

IMG_3753

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *