Bolo de cenoura, com nozes e canela

Gosto imenso de bolo de cenoura. É uma daquelas receitas que sai sempre bem, que se faz num instantinho (eu fiz ontem no fim do jantar, enquanto preparava as roupas dos meninos para hoje, o bolo cozeu) e que enche a casa com um cheirinho delicioso! Vou cometer uma inconfidência…esqueci-me do bolo…só me lembrei quando a casa ficou maravilhosamente inundada com cheiro a bolo cozinhado!!!

Ingredientes:

200 gr de cenoura finamente ralada

6 ovos

1 chávena de açúcar

2 chávenas de farinha super fina com fermento

1/2 chávena de óleo (girassol)

1 colher chá de canela em pó

1 colher de chá de fermento

1/2 chávena de nozes grosseiramente picadas

Preparação:

Com a batedeira, bata os ovos com o açúcar, durante cinco minutos. Com a batedeira em movimento vá acrescentando em fio o óleo e bata por mais 2 ou 3 minutos. Acrescente a cenoura, a farinha e o fermento peneirados e a canela, e envolva tudo cuidadosamente com uma colher de pau. Pique as nozes e passe-as por farinha, adicione à massa e envolva novamente com a colher de pau. vire o preparado numa forma untada e polvilhada (uso apenas desmoldante) e leve ao forno pré aquecido a 180º cerca de 40 minutos, utilize um palito para verificar a cozedura. Depois de pronto, desenforme passados 20 minutos, deixe arrefecer e decore a gosto.

IMG_2318IMG_2317IMG_2316IMG_2310

Sugestão: Eu cobri com uma ganache de chocolate muito simples, 1 pacote de natas (200ml) e uma tablete de chocolate de culinária (200gr), levar ao micro-ondas durante 1 minuto. Retirar e com uma varinha de arames mexer até ficar uma ganache consistente.

Pode sempre polvilhar apenas com uma mistura de açúcar em pó e canela em pó.

12 Comments

  1. Inês Soares

    Setembro 23, 2015 at 12:20 pm

    O ganache que fez para o bolo …. Põem-se tudo dentro do microondas como assim? Poe num recepiente as natas e o chocolate inteiros e leva ao microondas até derreter?

    1. Bibiana Oliveira

      Setembro 23, 2015 at 5:13 pm

      Boa tarde…sim eu coloco um pacote de natas e o chocolate partido em pedaços, tudo na mesma taça e levo ao microondas cerca de um minuto. se for necessário coloco mais 10 ou 20 segundos. Obrigada pela visita.

  2. catarina pereira

    Novembro 11, 2015 at 6:29 pm

    Boa tarde so quero diser ke fiz este bolo pois todas as pessoas adoraram obrigada ficou uma delicia 😁😁😁😁

    1. Bibiana Oliveira

      Novembro 13, 2015 at 8:53 pm

      Ainda bem que gostaram!!! Fico muito contente!

  3. Monica Oliveira

    Fevereiro 21, 2016 at 4:36 pm

    Parabéns Bibiane. Não sabia que tinhas este blog. Fiquei muito contente ao procurar receitas de bolo de cenoura e escolhi a tua sugestão.
    Como tu, também sou viciada em livros de cozinha. A partir de agora, já sei qual será o meu primeiro sítio de busca. Bjinhos e mais uma vez, parabéns.

    1. Bibiana Oliveira

      Março 2, 2016 at 9:33 pm

      Olá Monica…que bom que gostaste do blog!! Fico muito contente, é por comentários como o teu que vale a pena escrever e partilhar receitas! Um beijinho muito grande!!

  4. Lucie Mota

    Março 11, 2016 at 7:03 pm

    Fiz a semana passada, sábado à noite, e comi a última fatia à bocadinho…guardou-se muito bem! Ficou delicioso, cheio de sabores, e húmido…mesmo muito bom! Já guardei a receita porque quero repetir, sem dúvida! Obrigada!

    1. Bibiana Oliveira

      Março 12, 2016 at 11:08 am

      Ainda bem que gostou Lucie Mota!!! Obrigada pela sua visite espero que continue a fazer as minhas sugestões! Boa Páscoa!!

  5. Claudia

    Março 12, 2016 at 9:52 pm

    Boa noite gostei da sua receita pois queria fazer um bolo d ani ersario de 30cm d diâmetro e keria saber quantidades que devo fazer?

    1. Bibiana Oliveira

      Março 20, 2016 at 6:30 pm

      Boa tarde Claúdia, desculpe a demora na resposta…nem sei se vou a tempo. A medida normalmente é para um bolo de 20cm, para uma de trinta provável mente terá de fazer mais meia dose! obrigada.

      1. Isabel

        Outubro 20, 2016 at 6:22 pm

        Fiz a sua receita para o aniversario do meu marido, mas cometi um pecado acrescentei um pouco de leite e a massa ficou mais fofa. Também polvilhei a forma com pão ralado para o bolo ficar mais crocante por fora. agradeço sua receita o bolo está ótimo. Obrigada

        1. Bibiana Oliveira

          Outubro 24, 2016 at 7:06 pm

          Muito obrigada Isabel pelos seus comentários e também pela visita ao blog! Um beijinho.

Leave a Reply