MENU

by • Dezembro 10, 2017 • Bolos, Sobremesas, UncategorizedComments (0)157

Bolo de Cacau

É Natal! É Natal!!! Sinos a tocar!!!

Eu “adoroooo” o Natal! Dizem que com a idade isto passa por isso devo ser uma excepção à regra:)

Gosto tanto, que cá em casa a árvore de Natal foi montada no inicio do mês de Novembro. As luzinhas aqui já piscam à mais de um mês.

O Natal é por si uma época de excelência para comermos sem remorsos, comemos porque é Natal. Este mês é a correria total, entre prendas, compras de última hora, jantares que nunca mais acabam. O jantar da empresa, o jantar com os amigos de infância, com os amigos de agora, com os tios e primos, com o grupo do ginásio e por ai fora…

Pois bem hoje partilho um bolo maravilhoso de cacau, um bolo que fará as delicias naquele jantar em que o bolinho fica por vossa conta.

Surpreendam todos e apareçam com este bolo (nada contra a doçaria de Natal que eu adoro), façam uma decoração bonita com uns grãos de romã, coloquem uma fita com um laço vermelho à volta e brilhem qual estrela cadente que guia os reis-magos. (tanta inspiração)

Feliz Natal!

 

Ingredientes:

1 1/2 chávenas de farinha

1 1/2 chávenas de açúcar

1/2 chávena de cacau

1 1/2 c. de chá de fermento

1/2 c de chá de sal

1/3 chávena de óleo de girassol

1 ovo grande

1 c. de chá de essência de baunilha

3/4 chávena de leite

3/4 chávena de água a ferver com 2 colheres de sopa de café instantâneo

 

Ganache:

200 ml de natas

200 gr de chocolate de culinária

 

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

numa taça combine a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e o cacau. Misture bem. Adicione o óleo, o ovo, a baunilha e o leite e com a ajuda de uma colher de pau bata bem. Adicione o café instantâneo, enquanto está quente e volte a bater bem. Coloque a mistura em duas formas de 20cm (untadas e forradas com papel vegetal) ou 3 formas de 16 cm. Leve ao forno e ao fim de 30 minutos veja se está cozido com a ajuda de um palito. Se preferir um bolo mais húmido tenha em atenção que o palito não deve sair totalmente limpo, se preferir um bolo um pouco mais seco o palito deve sair limpo. Retire e deixe arrefecer. Enquanto o bolo está no forno vá preparando a ganache, aqueça a as natas e deite em cima do chocolate partido. Deixe repousar 5 minutos e em cima envolva até ficar um creme homogéneo. Depois de fria, leve ao frigorifico cerca de  meia hora. Com a ajuda de uma batedeira bata a ganache até esta espessar um pouco e ficar com um tom mais claro ( esta ganache batida é ideal para cobrir cupcakes e rechear bolos).

Depois de o bolo estar completamente frio, desenforme coloque uma metade do bolo no prato de servir, coloque um pouco de ganache e espalhe, coloque a outra metade e cobra com ganache com a ajuda de uma espátula, tenha algum cuidado porque este bolo é extremamente delicado e parte com facilidade. Decore a gosto, com romãs, granulado ou raspas de chocolate e uma fita bonita com motivos natalinos!

 

Feliz Natal!

Merry Christmas!

 

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *