Bolo de abóbora e nozes

Bolo de Abóbora com Nozes

Este ano resolvi fazer um bolo diferente para o meu aniversário. Deixei o tradicional e quase obrigatório bolo de chocolate (o único que os meus filhos comem) e resolvi usar a receita do bolo de abóbora  e nozes do blogue “Tentações sobre a Mesa”, que eu adoro. No entanto sendo uma data festiva, preferi fazer em formas redondas e pequenas, usei duas formas de tamanho 16cm e como sobrou um pouco de massa, ainda fiz uns muffins fantásticos que infelizmente não tirei fotografia. Para o recheio, achei que um creme de mascarpone perfumado com licor de laranja ficaria perfeito. Devo dizer que ficou maravilhoso, sabores de outono, o cheirinho da canela, a crocância das nozes, o sabor cítrico da laranja, acompanhados com a cremosidade do mascarpone, pode dizer-se que tinha o outono numa fatia de bolo.

Quando terminei o bolo já era de noite, por isso não consegui tirar uma boa fotografia, apenas no dia seguinte depois de aberto o bolo. Assim a fotografia que lhes mostro não é de todo a mais bonita.

Bom outono para todos!

 


Ingredientes:


2 chávenas de açúcar;
4 ovos;
1 chávena de óleo de girassol (pode ser um pouco menos):
3 chávenas de farinha;
100 g de coco ralado;
500 g de abóbora crua ralada;
1 chávena de miolo de noz;
raspa de 1 laranja grande;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de café de canela.

Creme de mascarpone:

1 embalagem de mascarpone

açúcar em pó a gosto

3 colheres de sopa de licor de laranja (pode optar por outro licor)

Preparação:

Comece por bater bem os ovos inteiros com o açúcar. Em seguida junte o óleo e a raspa da laranja, mexa bem. Misture o coco ralado com a farinha e o fermento, envolva na massa. Adicione a abóbora ralada (triturei num processador) e as nozes partidas em bocados grosseiros, mexa para que fique tudo bem incorporado. Coloque numa forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha (usei desmoldante). Esta massa rende bastante podem usar uma forma redonda de 24 cm, ou duas formas tipo bolo inglês (se forem pequenas) ou uma forma de bolo inglês se for das grandes. Leve ao forno, pré-aquecido a 180.º C, durante 40 minutos. Faça o teste do palito. retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Polvilhe com açúcar em pó e canela.

Se quiser rechear, deixe arrefecer totalmente antes de cortar o bolo. Prepare o creme de mascarpone, coloque todos os ingredientes numa taça e com a batedeira bata até ficar homogéneo. está pronto a usar.

Happy days!!!

Leave a Reply