Bolo da horta

Sei que não parece mas a primavera já chegou! Inspirada com as cores dos legumes que encontrei no mercado, fiquei tentada a fazer este bolo salgado, celebrando assim a primavera envergonhada deste ano.

Uma das coisas que gosto nesta receita é que podemos alterar os legumes utilizados conforme o nosso gosto pessoal, ou usando os legumes da época, para quem quiser pode até ser alterado radicalmente e em vez de legumes colocar enchidos. Mas devo confessar, gosto dele assim só com coisas boas da horta!

Dá uma entrada fantástica, um brunch ou um lanche ajantarado, a escolha é sua, eu comi o meu sem hora e devo dizer que em muito pouco tempo.

Sugestão: pode substituir o pimento por 100gr de feijão verde ou ervilhas, a salsa por cebolinho. Pode usar malagueta se gostar de picante, pode mesmo usar orgãos ou tomilho a escolha é sua!

Que venha depressa o calor!

Ingredientes:

1 courgete pequena

1 cenoura média

1/2 pimento vermelho

1/2 pimento verde

1 ramo de salsa

5 ovos (caseiros)

200 gr de manteiga sem sal

300 gr de farinha com fermento

sal e pimenta a gosto

Preparação:

Corte os legumes em pedaços pequenos, pique a salsa. Num tacho com água coloque a cenoura e deixe ferver 5 minutos, adicione a courgete e os pimentos e deixe ferver mais 3 minutos, retire e escorra bem. Numa tigela bata a manteiga durante cerca de 5 minutos e adicione as gemas uma a uma continuando a bater. Adicione a farinha e volte a bater, tempere com o sal e a pimenta, junte os legumes escorridos e a salsa picada e envolva. Bata as claras em castelo e adicione à massa delicadamente para não perder o ar. Coloque numa forma untada e polvilhada (usei desmoldante) e leve ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 45 minutos ou até um palito sair seco.

Sirva morno ou frio!

 

Leave a Reply