MENU

by • Novembro 26, 2015 • UncategorizedComments (2)1740

Bolachas de natal

O frio começa a “apertar” e os dias estão cada vez mais pequenos! Já tenho saudades do calor do verão e da roupa leve, mas tenho de confessar vem ai um mês que eu ADORO.

O NATAL é uma altura do ano, em que, apesar de todos os golpes que vida já me pregou, me sinto feliz e em paz. Nestes dias de frio, nada é melhor do que um tabuleiro de bolachas deliciosamente aromáticas, para encher os nossos sentidos de pura felicidade. A minha sugestão de hoje são umas maravilhosas bolachas, umas de canela outras de cacau! Sejam felizes e como tudo na vida se for partilhado com aqueles que nos são mais queridos, o sabor fica ainda melhor.

Ingredientes:

100 gr de açúcar

250 gr de farinha sem fermento

1 ovo

90 gr de manteiga temperatura ambiente

2 colheres de chá de canela em pó / 2 colheres de sobremesa de cacau em pó

Preparação:

Coloque o açúcar num robôt de cozinha e “triture” durante cerca de 10 segundos, de forma a que o açúcar não fique em pó, mas um pouco mais fino do que o açúcar refinado. Coloque o açúcar numa taça de batedeira e acrescente os restantes ingredientes, nesta altura deverá escolher o sabor da bolacha, utilize o cacau ou a canela. Coloque o gancho de massas mais duras na batedeira e bata até que fique bem incorporado. Polvilhe uma superfície e trabalhe um pouco a massa até que esta deixe de colar nas mãos (acrescente aos poucos e só se for necessário um pouco de farinha sem fermento), forme uma bola envolva em película aderente e leve ao frigorifico cerca de 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180º forre dois tabuleiros com papel vegetal, retire a massa do frio, polvilhe uma superfície com farinha e com a ajuda de um rolo estenda a massa até que esta fique com uma espessura de 3 ou 4 mm (eu prefiro fininhas) e corte a massa com a ajuda de cortadores a seu gosto. Coloque as bolachas nos tabuleiros e leve ao forno um de cada vez (se tiver forno com ventilação deverá conseguir fazer os dois tabuleiros ao mesmo tempo) durante cerca de 10 minutos ou até que comecem a ficar douradinhas. Tenha em atenção que as bolachas queimam com bastante facilidade e por isso devem ter todas a mesma espessura para que cozam ao mesmo tempo. Depois de prontas deixe arrefecer, e coloque-as em sacos próprios ou em frascos e latas com fecho hermético.

IMG_3486

Sugestão: podem decorá-las com pasta de açúcar ou até mesmo com glacé. Podem ainda antes de as levar ao forno fazer um pequeno furo e depois de prontas passar uma fita ou um fio e penduradas a decorar a árvore de Natal. São também uma excelente sugestão de prenda de Natal.

PS: os mais pequenos adoram ajudar a preparar estas bolachas, aproveite a boa vontade e passe um domingo na cozinha, mas em família!

happy wheels

Recomendado

2 Responses to Bolachas de natal

  1. Vânia diz:

    Acabei de experimentar as bolachas com sabor a canela. Confesso que não coloquei a massa no frigorífico, porque não tive tempo, mas ficaram óptimas na mesma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *