Bolachas de gengibre e canela

Estas são as famosas bolachas que deram origem ao nome deste blogue… pelo menos em parte! Era Natal e fartei-me de fazer estas bolachas durante semanas seguidas, sempre que chegava a casa a minha a filha dizia-me “Mãe… o teu cabelo cheira a canela!!!”… e pronto surgiu o nome que faltava para que o blogue passasse de uma ideia para se tornar real.

Não sei porque nunca partilhei esta receita antes, talvez por serem tão simples de fazer. Mas a partir de hoje todos vão poder Cheirar a Canela.

Beijinhos para todos e espero que gostam tanto de as comer como eu gosto de as fazer!!!!!

Ingredientes:

250 gr de farinha sem fermento

100 gr de açúcar

100 gr de manteiga

1 ovo

1 colher de café de gengibre em pó

2 colheres de sopa de canela em pó

 

Preparação:

se o açúcar for muito grosso triture-o um pouco num robot de cozinha. Numa taça, coloque a farinha, o açúcar, a canela e o gengibre e misture. Adicione o ovo e a manteiga amolecida. Amasse até formar uma bola, se estiver muito mole junte um pouco mais de farinha. Polvilhe uma bancada com um pouco de farinha e com a ajuda de um rolo abra a massa e estenda até ficar com cerca de 3 a 4 mm de espessura. Use um cortador de bolachas a gosto. Disponha as bolachas já cortadas, em tabuleiros forrados com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 10 a 12 minutos (depende muito de cada forno), assim que começarem a dourar nos bordos retire e deixe arrefecer completamente numa grelha de arrefecimento. Depois de frias coloque em frascos herméticos ou sacos próprios para bolachas (não porosos).

PS: estas bolachinhas são muito boas para decorar, deixo aqui alguns exemplos.

Leave a Reply