Biscoitos Italianos amanteigados

Há livros que não me canso de ler e de voltar a ler, “Prazeres Divinos” de Niggela Lawson é um desses livros. Nele encontrei uma receita de biscoitos de manteiga de inspiração italiana, retirei apenas as cerejas cristalizadas que não tinha em casa e tive preguiça de sair para as comprar. Assim preparei dois tabuleiros de biscoitos amanteigados que foram o pequeno-almoço de ontem e que acompanharam uma bela cafeteira de café, estilo expresso italiano!

Ingredientes:

225 gr de manteiga sem sal (temperatura ambiente)

150 gr de açúcar

1 ovo grande

Raspa de 1/2 limão

350 gr de farinha com fermento

1 pitada de sal

Cerejas cristalizadas qb (facultativo)

Leite qb

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º. Forre dois tabuleiros com papel vegetal. Com a batedeira eléctrica, bata a manteiga com o açúcar, até obter um creme fofo e leve (demora cerca de 5 a 7 minutos). Misture em seguida o ovo e a raspa de limão, volte a bater. Junte depois a farinha e o sal misturando muito bem (mas sem ficar batido). A massa não deve ser firme por isso se estiver muito presa junte um pouco de leite (sem que fique liquida). Coloque um bico de estrela num saco de pasteleiro e encha o saco com a mistura, faça rosetas tendo o cuidado de deixar cerca de 5 cm de espaço entre elas (se ficar muito próximas vão-se colar). Se usar as cerejas coloque meia cereja em cada biscoito. Leve ao forno cerca de 12 minutos, ou até que os rebordos comecem a ficar dourados, o centro deve ficar pálido. Depois de prontos retire e deixe a arrefecer em cima de uma grelha. Depois de frios coloque em frasquinhos ou numa lata hermética.

Sugestão: esta massa dá para cerca de 40 biscoitos. Pode sempre substituir a raspa de limão por raspa de laranja ou essência de baunilha.

IMG_2035IMG_2037

3 Comments

  1. Tiago

    Junho 8, 2015 at 11:07 pm

    Sabes… eu adoooro fazer bioositcs, bolinhos secos em casa. Quando a minha sogra acende o foge3o de lenha eu sempre que posso, pee7o-lhe para me guardar um cantinho.Bem bons estes bolinhos!

  2. odete E. de castro

    Dezembro 29, 2017 at 12:00 pm

    muito lindo seu post , limpo fácil de encontrar o que procuramos, parabéns o mais organizado que já vi

    1. Bibiana Oliveira

      Janeiro 9, 2018 at 4:32 pm

      OLá Odete, muito obrigada! Continue a acompanhar o blogue pois mais novidades estão a chegar!!!

Leave a Reply