Bacalhau com espinafres no pão

Sei que me repito, mas como todos nós ando cansada do frio …do Inverno e quando vejo sol fico inspirada. Hoje resolvi fazer para o jantar um prato de bacalhau que provei em tempos num restaurante ao pé da praia. Fiz umas pequenas alterações e adorei o resultado…além de bonito é muito saboroso! As fotografias não ficaram com uma luz muito bonita porque foram tiradas já quando não havia sol, mas dão para perceber como fica uma apresentação simples e tão bonita! Espero que gostem!!!

Ingredientes:

2 lombos de bacalhau

1/2 kg de batatas (usei batata nova com casca)

1 molho de espinafres

2 ovos

1 pão grande tipo bola (eu usei um cacete de pão de água…não havia outro)

1 cebola

folhas de louro qb

alho qb

azeite qb

Preparação:

Comece por cozer o bacalhau. À parte coza as batatas bem lavadas e partidas em quadrados com cerca de 2 cm, juntamente com os ovos. Enquanto o bacalhau e as batatas cozem, corte o topo do pão como se fosse uma tampa (com cuidado para não estragar) e retire o miolo.

IMG_2080

Entretanto coloque numa frigideira o azeite a gosto, as folhas de louro (2), e alguns dentes de alho e deixe refogar um pouco, quando começar a ganhar cor coloque o miolo de pão esfarelado e deixe tostas um pouco (tendo cuidado para que não queime). Em seguida acrescente as folhas de espinafres e tempere com um pouco de sal e pimenta moda na hora. Deixe as folhas amolecerem um pouco e cozinharem. Pre-aqueça o forno a 150º e forre um tabuleiro com papel vegetal.

IMG_2086

Assim que o bacalhau estiver cozido, desfaça em lascas e junte aos espinafres, o mesmo acontecendo com as batatas estando prontas acrescente ao preparado. Se necessário coloque na frigideira mais um pouco de azeite e vá mexendo com cuidado.

Assim que estiver ligeiramente salteado encha o pão com este preparado, pincele a crosta de pão com um pouco de azeite e orégãos e leve ao forno cerca de 20m.

IMG_2087 IMG_2090

Se gostar de mais tostado aumente o calor para 200º e coloque o grilo. Deixe tostar um pouco e sirva ainda quentinho! Bom apetite!

IMG_2096

Sugestão: pode substituir os espinafres por grelos, no entanto devem primeiro ser cozidos em água e sal.

2 Comments

  1. Manuela Vilarinho

    Março 12, 2015 at 12:13 pm

    Bibiana, gosto muito do teu blog. Já seguia outros do género, em que a culinária, a vida e os sentimentos se misturam, e agora sigo com muita atenção e gosto o teu!
    Desejo-te muitos sucessos para este novo projeto. Tens tudo para conseguir!
    Beijo, Manuela

    1. Bibiana Oliveira

      Março 13, 2015 at 8:45 am

      Olá Manuela! Obrigada! Fico mt contente que tenhas gostado! bjs

Leave a Reply