Bacalhau com béchamel

Tenho que confessar…não gosto de natas! Nos doces ainda tolero mas nos salgados não gosto! Tenho esse direito, apesar de gostar imenso de comida e de cozinhar. Mas há uns anos atrás em conversa com uma colega de trabalho, sobre comida, claro está…descobri que ela faz o bacalhau com natas, sem natas…melhor dizendo com molho béchamel. A partir dai fiquei a adorar este prato! Deixo aqui a minha sugestão e espero sinceramente que gostem!

 

Ingredientes: 

(Receita para duas pessoa que comam bem)

1 lombo de bacalhau cozido

5 batatas médias para fritar (parti em palitos)

3 dentes de alho picado

2 folhas de louro

1 ramo pequeno de salsa

2 cebolas em rodelas ou meias luas

pimenta e sal qb

azeite qb

 

Ingredientes para béchamel:

600 ml de leite

40 gr de manteiga

60 gr de farinha

sal, pimenta e noz moscada qb

 

Preparação:

 

Lasque o bacalhau sem o desfazer muito (gosto de sentir os pedaços de bacalhau) e reserve. Parta as batatas e coloque a fritar (não muito grossas). Numa frigideira coloque azeite, as folhas de louro, a salsa, a cebola e o alho e deixe alourar um pouco, acrescente as lascas de bacalhau reduza o calor e deixe refugar um pouco. Vá mexendo sem desfazer o bacalhau. Assim que as batatas estiverem prontas, junte-as ao bacalhau e envolva tudo (mantenha em lume muito brando).

Numa caçarola coloque o leite (reserve 3 colheres de sopa para juntar a farinha), o sal, a pimenta e a noz moscada e ainda a manteiga. Coloque a farinha num tigela, junte as 3 colheres de sopa de leite e mexa até ficar um creme, depois de bem mexido junte ao restante preparado. Leve ao lume até levantar fervura, mexendo sempre. Quando ferver, diminua o calor e continue a mexer com uma varinha de arames até começar a engrossar. Quando ficar com a consistência desejada despeje na frigideira e com a ajuda de uma colher de pau envolva tudo. Desligue o fogão. Coloque num prato refratário e leve ao forno pre-aquecido a 200º durante 10 minutos, depois ligue apenas a função grill e deixe grazinar um pouco. Retire e sirva ainda quente.

IMG_2369

Importante: Nunca deixe de mexer o béchamel até que fique pronto.

Leave a Reply