Arroz de Tamboril à minha maneira

Os meus filhos, felizmente têm sempre fome! Mais uma vez quando a hora de almoço começa a chegar, chega também a pergunta: “Mãe….o que é o almoço?? Tenho fome!” -“Vou fazer peixe!” “Oh mãe…peixe!!! então pode ser tamboril?” – “Sim, pode ser!”

O meu filho não gosta muito de peixe, mas quando tem de ser prefere tamboril, ou melhor arroz de tamboril com gambas. A verdade é que se faz num instante e fica perfeito.

Ingredientes: (para cerca de 4 pessoas)

0.5 Kg de tamboril cortado em cubos

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1/2 copo de vinho branco

1 c. sopa de molho de soja

2 c. sopa de pimento picado

azeite qb

pimenta moída na hora qb

sal qb

2 chávenas de arroz carolino

12 gambas (usei congeladas)

Preparação:

Comece por refogar a cebola e o alho no azeite, acrescente a folha de louro, a pimenta a gosto e deixe que o refogado aloure um pouco. Acrescente o tamboril, o vinho, e um pouco de água (cerca de 1 copo), tempere com sal a gosto, junte o molho de soja e o pimento. Deixe levantar fervura, coloque no mínimo e deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Acrescente água, volte a deixar ferver e junte o arroz. Rectifique o sal, não se esqueça que o arroz fica “malandrinho”, por isso garanta que tem água suficiente para cozinhar, quando ferver junte as gambas, coloque novamente no mínimo até ficar pronto (cerca de 15 a 20 minutos). Sirva de imediato! Bom apetite!

IMG_2216IMG_2214

Leave a Reply