MENU

by • Maio 3, 2015 • Pratos QuentesComments (2)13735

Arroz de cabidela ou arroz de pica no chão

Já referi várias vezes, que gosto de comida tradicional portuguesa. Naturalmente que, sendo eu uma mulher do norte, não resisto a um bom arroz de cabidela!!! Com este tempo horrível…sim esta chuva miudinha, a que gosto de chamar de morrinha, que nunca mais vai embora, só me apetece é estar à volta dos tachos.  Gosto do arroz de frango com calda, tipo “malandrinho”, por isso faço questão que estejam todos em casa antes de colocar o arroz no tacho, e ao primeiro sinal quero todos na mesa!

 

Ingredientes:

1 frango caseiro partido em pedaços

azeite qb

1 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

1 raminho de salsa

1 copo de vinho branco

6 colheres de sopa de polpa de tomate (facultativo)

sangue fresco do frango

vinagre de vinho branco qb

pimenta qb

sal qb

2 chávenas e arroz carolino

cominhos moídos qb

 

Preparação:

Coloque o azeite num tacho, juntamente com as cebolas picadas, os dentes alho com a casca, as folhas de louro e a salda e deixe alourar um pouco. Junte o frango partido em pedaços, tempere com sal e pimenta, coloque a polpa de tomate se optar por usar, e regue tudo com o vinho branco, acrescente um pouco de água, deixe ferver e tape. Reduza o calor e deixe ficar a estufar lentamente até a carne ficar macia. Coloque o sangue numa tigela e acrescente cerca de 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre (depende se gosta ou não do travo do vinagre no arroz), e reserve. Quando a carne estiver pronta, retire-a e deixe-a de parte tapada com papel de alumínio, para não perder o calor. Acrescente água suficiente para fazer o caldo para cozer o arroz ( para fazer um arroz malandrinho deve usar o triplo da água em relação ao arroz), assim que começar a ferver acrescente o arroz, retifique o sal e deixe cozer lentamente (lume baixo). Assim que o arroz estiver quase pronto acrescente o sangue e os cominhos a gosto e deixe cozinhar cerca de 5 minutos, desligue. Coloque o frango numa travessa funda e vire o arroz em cima, ou se preferir coloque o arroz e depois o frango (eu fiz assim para a fotografia), sirva de imediato para que o arroz não seque.

IMG_2421

Sugestão: Esta receita dá para cerca de 4 pessoas, no entanto se o frango for grande, pode sempre acrescentar mais arroz e retificar as quantidades de calda e temperos. Bom apetite!

happy wheels

Recomendado

2 Responses to Arroz de cabidela ou arroz de pica no chão

  1. luis cardoso diz:

    E para beber?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *