MENU

by • Outubro 5, 2016 • Bolachas e biscoitos, Bolos, UncategorizedComments (0)1958

Almendrados

Chegou o outono…os dias já se notam mais pequenos, o sol já não tem tem a força do verão. As cores da paisagem vão mudando e apesar de eu adorar o verão, esta altura do ano tem qualquer coisa de mágica. A luz é diferente as árvores perdem o verde e vestem-se de cores mais quentes, regressam as mantas aos sofás e casacos saem dos armários, as despensas enchem-se de enchidos, compotas e marmeladas. Voltam as castanhas e os pregões na rua…”quentes e boas”! É o regresso à escola, o acender das lareiras, o fim das vindimas, dos frutos secos e os serões fazem-se agora em casa entre família e amigos.

Para mim o outono é época de bolachinhas e chá quentinho e a pensar nisso hoje fiz uns almendrados  com um cheirinho claro está, a canela. Não é a receita original dos almendrados do Algarve, os meus nem tão pouco têm a folha de obreia, mas estejam à vontade para a usar se assim o entenderem. São a minha interpretação destes docinhos que eu acho deliciosos. São uma excelente sugestão para encher a lata das bolachas e ir colocando nas lancheiras dos miúdos durante os dias de escola. Ou então para servir com aquele cafezinho no fim do jantar. O mais importante é que os vá partilhando!

Ingredientes:

4 claras de ovo

350 gr de amêndoa com casca (moída na hora)

1 colher de sopa de amido de milho (maizena)

200 gr de açúcar

1 colher de café de canela em pó (facultativo)

Amêndoas qb para colocar em cada bolacha

Preparação:

Ligue o forno a 160º. Forre um tabuleiro com papel vegetal e reserve.  Com a ajuda de um robot de cozinha triture o açúcar (até ficar em pó) coloque numa taça. Triture em seguida as amêndoas (eu gosto que fiquem alguns bocadinhos maiores), junte as amêndoas com o açúcar e adicione o amido de milho e a canela se decidir usá-la, envolva com a ajuda de uma colher de pau. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente na mistura seca. Depois de bem envolvido coloque pequenas colheradas no papel vegetal (usei um saco de pasteleiro, para ficarem mais uniformes). Coloque uma amêndoa em cada bolachinha e leve ao forno cerca de 15 minutos, controle a cozedura, pois estas devem sair do forno com o centro ligeiramente mole, depois de frias elas endurecem. Repita as vezes necessárias até acabar toda a massa. Deixe arrefecer em cima de uma rede e depois de frias, guarde em latas herméticas, em frascos ou pequenos saquinhos próprios para bolachas.

Divirtam-se!!

img_3798

 

happy wheels

Recomendado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *